sexta-feira, 30 de julho de 2010

Edital do Encontro Nordestino (Versão Oficial)



O edital que se segue foi criado ponto a ponto durante o último Encontro Nordestino de Parkour com a participação dos praticantes e organizadores dos estado de Alagoas, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Esse será o molde adotado para os próximos encontros nordestinos podendo ter seus critérios revogados durante a "Reunião Nordestina de Parkour" que ocorre durante o próprio evento.

O objetivo do encontro é proporcionar aos participantes um final de semana com o máximo de convivência diária, e assim, ocasionar a troca de experiência pessoal, cultural e dentro do Parkour; não somente durante os treinos, mas em todo o tempo que durar o evento.

Todos os participantes devem se responsabilizar e zelar pela forma como o Parkour é visto pelas pessoas de fora, inclusive em situações de não-treino.

A cidade organizadora define a data do evento desde que ocorra no primeiro semestre e, de preferência, em um final de semana anexado a um feriado.

Deverá ser providenciado um local único para abrigar, no mínimo, todos os tracers visitantes.

A organização tem até um mês de antecedência ao evento para divulgar a programação. Nesta, é necessário constar, no mínimo, um dos dias do evento com treino pré-estabelecido (data, horário e local de encontro); podendo ser agendado, no máximo, uma atividade com local fixo por dia que deverá ser cumprida com rigor.

O encontro deve ser gratuito e acessível a todos que quiserem participar, não podendo jamais ser repassados eventuais custos de alojamento, montagem de estrutura, participação e/ou organização. A cidade organizadora é a responsável por todas as finanças.

A confecção de uma camisa, assim como sua venda e compra, é de caráter opcional aos organizadores e participantes.

Para fins de controle, censo e boa convivência, todos os participantes deverão preencher e entregar um termo de responsabilidade que estará divulgado no blog do evento.

Embora não seja o objetivo do evento, fica a critério da organização a opção de realizar ou não treinos e/ou workshops para o público externo; desde que a iniciativa não prejudique a liberdade de treino no local ou interfira no andamento da confraternização entre os já praticantes.

10º Os estados que desejarem sediar o evento devem apresentar sua candidatura durante a "Reunião Nordestina de Parkour" que ocorre durante o próprio evento. O local do próximo evento será decido mediante votação com todos os presentes.

Clique no link a seguir para ver a Versão Popular do Edital.

Edital do Encontro Nordestino (Versão Popular)



Essa é uma versão "menos chata de se ler" do Edital do Encontro Nordestino de Parkour. Transferi a linguagem do original para uma linguagem mais simples para que não restassem dúvidas sobre nenhum dos pontos declarados.

Lembrando que esse edital é fruto da "Reunião Nordestina de Parkour" que aconteceu em Recife durante o último evento e onde todos os pontos foram decididos em debate com os praticantes dos estados de Pernambuco, Ceará, Sergipe, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

A missão é colocar um montão de desocupado debaixo do mesmo teto para ter mais tempo pra conversar, brincar, treinar e trocar experiências.

Todo mundo tem que, pelo menos, tentar fingir que é normal durante o encontro. Baderna e bagunça na cidade dos outros é chato pra caralho! Sem contar que tudo isso queima a própria imagem do Parkour.

Quem escolhe a data é quem organiza e pronto. Mas pelo amor de Deus pense nas pessoas que vão ter que viajar de longe, e que muitas delas trabalham... Basta escolher um final de semana com feriado pra todo mundo ficar feliz e poder participar. No segundo semestre já tem encontro pra caramba, então o nosso tem que acontecer no primeiro (pra gente poder juntar dinheiro pros outros).

Quem tiver organizando o evento que se vire pra achar um lugar onde empurrar todo mundo. Pode ser uma escola pública, ginásio, abrigo, galpão, casa alugada... A única exigência é ter um teto, pois o diferencial do encontro é justamente ficar todo mundo junto acordando, dormindo, comendo e dividindo o mesmo espaço.

Pra evitar confusão, raiva e desencontros, pelo menos UM treino tem que ser marcado de forma organizada. Claro que vários outros não-oficiais irão acontecer, mas as pessoas que não poderão participar 24 horas do encontro não podem sair prejudicadas. Ah... e pode marcar também UM treino pra cada dia do encontro; desde que seja somente um, porque a gente gosta mesmo é de decidir o que fazer com a opinião da galera junta.

Ninguém precisa pagar nada pra participar! Quem quer levar o encontro pra sua cidade que se vire para organizar! Faça vaquinha com os amigos e parceiros de treino, tire do próprio bolso, arrume patrocínio... mas sabendo que ninguém tem obrigação (principalmente os visitantes) de pagar por nada da organização.

Agora sim pode pagar: Se for ter camisa ela pode ser vendida numa boa, desde que compre quem quiser.

O termo de responsabilidade vai servir pra um bocado de coisa junta: saber quantos foram ao evento, “desresponsabilizar” a organização caso você morra, ter certeza que você está indo com intenção de se comportar direitinho... Basta imprimir o que será divulgado nesse mesmo blog e levar preenchido no dia do encontro (ou então preencher lá).

A gente só se encontra uma vez por ano, e já que cada estado tem suas próprias iniciativas para auxiliar os novos iniciantes, não é necessário “gastarmos” esse pouco de tempo juntos para começar um trabalho de base. A gente quer mesmo é ficar livre pra treinar.

10º O próximo evento nordestino é decido durante o próprio nordestino. Basta apenas que a cidade que tem interesse em sediar o evento se manifeste durante a "Reunião Nordestina de Parkour" que acontece durante o próprio evento. Como a gente é tudo amigo, a gente chega a uma conclusão caso tenha mais de uma candidata.